27/05/2015

Trade no Tesouro Direto

    Gente, olha só o gráfico de preços da minha carteira no Tesouro Direto desde o início do ano:


    Essa na minha carteira total, a alocação de TD foi assim assim:
      4,19% em LTN
      8,05% em NTNF
      11,54% em NTNB
    
    e a situação atual é:
      4,30% em LTN
      7,82% em NTNF
      13,26% em NTNB

    Repare que as NTNB é que rendeu bastante e é responsável para esse movimento de alta. Aparentemente haverá outra subida na SELIC (isso é especulação minha). Quando isso acontece o valor nominal dos títulos caem e dos juros aumentam. Considere que stou num movimento altista enorme e haverá uma reunião do COPOM agora no início do mês (eles que definem o valor da SELIC). Diante desses fatos, acredito que as taxas de juros do TD aumentarão e esse valor de hoje será corroído no curto prazo. 
    Com base nesse raciocínio, penso em vender minhas NTNBs e realocá-las em LFT, para que, quando de fato os juros da NTNB aumentarem, eu entre devolta nelas. 



     O que a blogosfera acha? Vendo e faço o trade? Perder eu não vou, porque já ganhei e estou saindo por cima. Deixe sua opinião!

    



    -> Atualização da noite: Vendi as NTNBs mais antigas que tinha. Vai tudo para LFT esperar o valor nominal cair e o juro pago subir.  Vamos ver.
     Não estou torcendo ou rezando (sqn).

36 comentários:

  1. Uma coisa é indiscutível: o governo e a sua corretora vão adorar o seu trade devido ao pagamento de impostos e taxas envolvidos.
    TD para mim é comprar e sacar no vencimento.
    Com ações, às vezes faço swing trade. E ás vezes mesmo, 2 em 4 anos de bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taxa eu não pagarei nada a mais que já pago. Imposto sim, haverá incidência.
      Gosto de aventuras.

      Excluir
  2. Olá DI
    Não conhecia o seu blog. Vou passar a te acompanhar. Seu raciocínio não está errado. O único ponto é que esses ganhos que vc vem tendo e o mercado como um todo varia de acordo com o juro futuro, e não com a taxa selic propriamente dita. Pois isso que vc verá oscilações todos os dias nas taxas sem que houvesse nenhuma mudança nos juros a vista. É nesse juro futuro que vc precisa ficar de olho. Se posso sugerir algo, é que realize esse lucro e deixe essa grana num CDB (por exemplo) a espera de uma volta (mesmo que pequena) dessas taxas. Dessa forma faz-se $. Se vc colocar em LFT, e o juro futuro cair, vc perde também. Muita atenção na realocação.
    Espero ter contribuído.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Dividendos. Acabei de sair das NTNBs que tenho (fiquei com uma mais recente). Por ora, vou deixar em LFT mesmo porque quero certa liquidez para entrar denovo nas NTNBs quando estas pagarem algo acima de 7,25%+IPCA ao ano. No cenário que espero, a LFT apenas subirá e os juros da NTNB também. Acredito que em menos de um mês faća a transaćão por completo.

      Excluir
    2. Doutor... Faço as palavras do Dividendos às minhas.
      Releia o comentário dele que é muito bom.
      Lembre que a variação é com relação ao juros futuro.
      Se mesmo a despeito de uma Selic estratosférica o governo reduz o valor do pagamento dando um grande ágio pra vc, vale a pena resgatar o valor, e colocar num CDB por exemplo. Se vc reinvestir na mesma hora, em LFT por exemplo , vc não vai aproveitar o spread da taxa de juros futura. Porque ela certamente será corrigida.
      Em outras palavras vc comprará topo.
      Grande Abraço
      Pobre Catarrento

      Excluir
    3. Entendi (eu acho). Pelomenos os juros futuros subiram. http://www.valor.com.br/financas/4069828/juros-futuros-sobem-diante-da-incerteza-sobre-ajuste-fiscal.
      A reportagem mostra que a media das projećões da SELIC para o fim de 2016 passou de 13,5 para 13,75%. A curva de juros futuros aposta num aumento de 0,5% na próxima reunião do copom no mês que vem, mais um adicional de 0,25% em julho. Se isso acontecer, minha manobra será boa e, além de evitar queda do valor nominal, voltarei à NTNB comprando com uma taxa maior.
      Mas fiquei decepcionado com essa previsão. Gostaria que a SELIC voltasse a cair mais cedo.

      Muito obrigado pela discussão, estou gostando muito.

      Excluir
    4. Doctor, só um lembrete pra vc fazer um excelente negócio..
      As NTNB oscilam bastante, as de longo prazo são muito voláteis, e aproveitando esse post digo que um erro comum é considerar que uma Selic maior, necessariamente faz as taxas das NTNB subirem...
      Essa é uma mea verdade.
      A tendência é acompanhar, mas no curto prazo coisas bizarras acontecem.
      Exemplo:
      Há um tempo atrás, a Selic estava entre 11 e 12% e a NTNB 2035 estava pagando IPCA + 6,7%
      Hoje com a Selic de 13,15% as NTNB 2035 estão pagando IPCA + 5,83% .

      É por isso que o gráfico mostra esse excelente ágio.

      Pode ser, que mesmo a despeito das altas taxas da Selic, o governo na tentativa de segurar a dívida pública, mantenha uma taxa das NTNB desproporcional a Selic.

      A sua ideia é muito correta, pois em um prazo médio, essas taxas tendem a ser corrigidas, mas cuidado no momento de entrada.. O ideal é ir acompanhando as Taxas das NTNB com o valor dos títulos...

      Grande Abraço

      Excluir
    5. Lembrando que esses juros futuros mudam todos os dias.
      Hoje por exemplo caíram.

      Excluir
    6. Caíram mesmo, comecei a registrar pra plotar num post futuro.
      acompanhando..

      Excluir
  3. Vc viu o quanto de impostos vc vai deixar? Recorda que a alíquota é decrescente. Ao que me recorda a primeira é de 27,5%. Tenha isso em mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixarei 17,5 de impostos. Pouco se considerar que o mínimo é 15%. Vamos ver, num breve futuro deixo meus comentários sobre o que achei da movimentaćão.

      Excluir
  4. https://www.bastter.com/mercado/grupos/Forum.aspx?g=107&t=742666

    ResponderExcluir
  5. É muito imposto. A meu ver , prefiro diversificar bem a carteira com porcentagens pertinentes aos meus objetivos e migrar pouco os recursos, apenas em necessidades pontuais.

    Sucesso, abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o TD variou muito! Repare no gráfico, foram pouco menos de 10% em 5 meses. Ele vai querer pegar uma parte disso devolta. Minha intenćão é ficar com ela. obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Acho que vc está certo em encontrar bons pontos de entrada no Tesouro D. e aproveitar as oscilações violentas dos juros para sair do titulo antes do vencimento. Acho engraçado esse pessoal que diz q não se deve mudar de posição toda hora...ora o objetivo é pagar poucas taxas e impostos ou ter um grande crescimento do capital?? Deixar de aproveitar oportunidades só pra não ter de pagar taxas/impostos é de uma mentalidade tão pequena... Força Dr Investidor!

      Excluir
  6. É muito imposto. A meu ver , prefiro diversificar bem a carteira com porcentagens pertinentes aos meus objetivos e migrar pouco os recursos, apenas em necessidades pontuais.

    Sucesso, abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/BastterBlue/posts/820858997958483

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observando os números que apresentei, não parece tão ruim assim. E as regras do TD mudaram neste ano. Agora as vendas são diárias, permitindo esse tipo de manobra. Repare os 10% de lucro em 5 meses e os mais de 10% em 3. Não é toda aćão que dá isso não...

      Excluir
  8. Só acho que vc deveria manter o dinheiro quieto lá, a não ser que precise para uma emergência. Ademais, pagará mais tributo e muito provavelmente não encontrará outra aplicação seja melhor que o TD para colocar seu dinheiro.

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão dos tributos é fato. Paguei 17,5%, mas mesmo assim ainda fiquei num lucrão. Estou registrando todos os dados dessa manobra, quando acabar, posto os resultados. Obrigado

      Excluir
    2. Concordo que TD é pra tirar apenas no fim, mas visto essa arrancada pra cima, quis me aventurar.

      Excluir
    3. Nao concordo com os que dizem q nao vale a pena especular com o TD por conta do IR. Digamos que o investidor tenha um ganho de 30% em alguns meses, descontando o IR máximo de 22,5 o ganho liquido será de 23% um belo lucro! Mesmo os grandes investidores fazem esse tipo de jogada quando nao encontram nada melhor no mercado de açoes.

      Excluir
  9. Pessoal, estou gostando bastante da discussão. Muito obrigado. Que não paremos!

    ResponderExcluir
  10. Doutor sou experiente em TD e posso lhe afirmar que Selic subir e taxa de juros oferecido aumenta não condiz pelo cenário atual, pois a Selic já foi precificada na segunda reunião do Copom ou seja , você acha mesmo que o governo não manipula as taxas...
    O governo já sabia que nossa selic ia para perto de 14% a.a há pelo menos 3 reuniões e todas as taxas estão refletindo isso, pois bem a Selic pode chegar até 14% e possivelmente todo juros oferecidos não vá refletir em aumento das taxas. Aguarde segunda feira para confirmar o que tenho percebido juros oferecidos podem até cair, provavelmente deve oscilar ou cair um pouco.Só em momentos de incerteza como aumento de juros do tesouro americano entre outros fatores externos e internos nossas taxas são precificas com viés de aumento... depois que o cenário esta previsível fica difícil, estamos perto do topo da curva de juros!! você pode precificar agora e deixar o título correr mais uns 2 anos resgatando com lucro caso o juros futuro venha cair. Ou ficar querendo acertar curva e perder dinheiro girando sua carteira. OBS pela minha analise gráfica consegui entrar no topo acima de 6,60% na NTN-B 2019 agora as taxas já estão oscilando para baixo 6,30 em média e caindo. Se for fazer trade com TD recomendo se definir... senti que você começou com estratégia e depois foi querendo girar sua carteira, ou seja você não começou com uma estratégia de trade você há alterou no meio do caminho sentindo estimulado a fazer alguns trade. Por experiência quando rola indecisão é porque não se decidiu qual parta da sua carteira estará alocada para trade e qual fica alocada fixamente. Cabe ressaltar que grandes trades tem uma parte da carteira fixa sem giro e a outra parte é alocada a risco: defina um % da sua carteira para fazer trades e deixe outra parte sem giro apenas colhendo juros.O valor nominal das NTBS perdem valor sim , porem tu pode sair de um título com uma boa taxa e entrar em um com menor taxa e ainda pagar imposto e corretagem.. fica a seu critério.
    Agora lhe digo no inicio de 2014 a taxa das NTN-Bs estava beirando a 7% a.a com uma Selic efetiva de 9% atualmente com uma Selic 13,15% efetiva estamos com 6,30%. Reparou que aumentar a Selic nem sempre é sinônimo de aumento de taxas o que define o aumento de taxas é indecisão e aversão a risco do mercado tanto para cenário externo como interno, caso o mercado precifique todo risco a taxa Selic pode aumentar e a taxa de juros dos títulos não. Fica a dica você não vai achar uma taxa acima de 7% a não ser que o tesouro americano aumente o juros nos EUA ou apareça uma crise política aqui. Semana que vem tu me diz se estava certo ou não em minhas divagações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que reparei com relaćão às taxas de juros é que os juros do TD tendem a aumentar quando a SELIC sobe. Mas depois, mesmo alta, ela estagna. Quando vai em movimento de queda, as taxas do TD caem e o valor nominal dispara, mas se a SELIC estagnar denovo, as taxas do TD tmb.
      muito obrigado pela explicaćão que deu.

      Excluir
  11. Parabéns pelo post,está gerando uma bela discussão!Concordo com a maioria em relação aos juros futuros e suas relações.Acredito que o ciclo cessará com a selic em 14%.Então se a ntn-b não chegar a 7%,melhor treidar com o prefixado.Agora não acho difícil um agravamento da crise no segundo semestre ou o EUA aumentar os juros.E aí,o que faremos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo aqui pro ciclo da SELIC voltar pra baixo rapidamente!!!

      Excluir
  12. Cara, esse negocio de vender Td e recomprar outro titulo eh rolo. Voce vai sempre receber menos do que quem fica quieto sentato em cima do titulo que comprou. Sempre avalie antes de comprar se o retorno esta de acordo com a sua estrategia e pronto. Nao esqueca a questao fiscal ( o ir diminui com o tempo) envolvida nos titulos! Abraco

    ResponderExcluir
  13. BTW Selic voltar pra baixo? Esquece, inviavel isso acontecer nos proximos 2-3 anos. Esse pais ja foi pro buraco faz tempo... Abraço

    ResponderExcluir
  14. Legal esse trade, teve algum ganho líquido no final? Coloca a porcentagem.

    Valeu

    ResponderExcluir
  15. Doutor Investidor, me desculpe pela pergunta de principiante. Onde posso fazer uma simulação para verificar se é mais vantajoso vender agora ou aguardar até o vencimento?

    ResponderExcluir
  16. Comprou de novo no inicio do ano? E agora já está vendendo de novo? Se fez isso lucrou bem! Se deu uns 6 meses já baixou o imposto para 20%, sobre um excelente lucro...

    ResponderExcluir