01/05/2015

Fechamento Abril de 2015


Mês anterior: R$15.452,97
Saldo: R$17.406,79
Aporte: R$1046,93
Rendimendo do mês (AdP): 5,50%
Lucro: R$906,89




    Nesse mês houve aporte e retirada de mais ou menos a mesma quantidade no colchão de emergência. Pelomenos rendeu ~R$20,00, não foi uma operação perdida. Dia 14 aporte 1.553,07 em TD Selic (LFT) e dia 29 retirei 1.488,12. Não houve pagamento de IOF pq eu já tinha um saldo anterior. É assim que toco meu colchão de emergência. Foi um mês meio bruto nas contas domésticas pq é o primeiro mês sem o salário da minha esposa e ela ainda não agilizou o seguro desemprego, que também não ajudará 100% não... Saiu agora o resultado da seleção do Ciências sem Fronteiras pra mais um pós-doutorado pra mim nas estranjas. Estou sem perspectiva de emprego por aqui no Brasil pra quando minha bolsa atual acabar, agora em julho. Essa bolsa do CsF cairia com uma luva na situação, mas estou desanimado e montando um pequeno negócio que começa a funcionar no fim deste mês (fora do meu ramo), daí estou muito dividido entre ir pra fora ou ficar. Lá fora eu ficaria 1 ano (extensível a 2 - só que não quero muito). Tá foda decidir. A bolsa do CsF é muito baixa pra cuidar da família toda e a espectativa de receber um agrado do chefe lá fora existe, mas não há nada certo. Se o cara não ajudar com nada eu volto solenemente.
   Voltemos às contas.
   Movimentos: Vendi 100 ações PETR3 por 11,26 cada, que comprei 6/2/15 por 9,38. Rendeu 20%. Estabeleci essa meta e fui fiel. A PETR3 já subiu muito mais, mas fiquei bem feliz com o movimento. Aumentei minha posição em GRND3 e ITUB4. Este último eu dei a mancada dar ordem de venda ao invéz de compra, acabei perdendo uma diferencinha, mas a ação já subiu bastante desde então, o que aliviou a mancada. Veja abaixo ao movimento de alocação deste mês.


    Não comprei nada de FII ou renda fixa. O TD rendeu bem, ~R$190,00 e fechou com R$4647,64. Abaixo, como ficaram minhas carteiras nesse mês:


E os proventos:




   A musiquinha do post




14 comentários:

  1. Infelizmente a minha área de formação não faz parte do CsF. Tomara todos os seus dilemas se resolvam da melhor forma possível. A propósito, parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado DH, estou com meus melhores consultores (família) atentos a nosso futuro e procurando ajudar nas decisões. Abraço

      Excluir
    2. Quando eu poderia ter tentado algo pelo CsF, eu já estava terminando minha graduação. E não estava nem um pouco a fim de tentar algo como mestrado ou pós para tentar o CsF. Não curti muito a área acadêmica

      Excluir
    3. Área acadêmica tem suas vantagens, mas pra ficar rico mesmo, só no ramo empresarial.Tô com planos de me envolver com empresas no exterior. Minha área é biotecnologia/bioinformática, aqui no Brasil ainda é muito devagar.

      Excluir
  2. Oi Doutor impressionante o seu rendimento histórico, esta de parabéns..
    sucesso em sua jornada.
    aos poucos chegaremos lá.
    Tenta concentrar mais em FIIs para te gerar um fluxo de caixa mensal, isto é muito motivador e ajuda bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Meu plano ter 68% em acoes, 20 em FIIs e o resto em TD.

      Excluir
  3. Sucesso nas escolhas e sorte nas oportunidades da vida.
    Importante ressaltar que uma das coisas mais importante você já fez né, a busca pela independência financeira!

    ResponderExcluir
  4. Vc gostaria de ir para a área privada ou ficar no meio acadêmico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ir pra área privada viu.. Ser macaquinho do governo, mamando na teta não é meu perfil. Quero fazer dinheiro de verdade.

      Excluir
  5. A coisa aqui no Brasil não tá fácil, mas já esteve bem pior... rs Belo Rendimento !!

    ResponderExcluir
  6. Olha, pelo que vc falou, aconselharia tocar esse seu pequeno negócio por aqui mesmo, já que vc não quer seguir carreira acadêmica.
    Logo, toca seu negócio aqui, quem sabe dá certo e pode crescer, pode ser uma boa oportunidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversei com um dos sócios (somos 3) pra ver se ele toca sozinho a parte operacional nesse início e ele parece concordar com a idéia. Seria até bom melhorar o know how na área da empresa em pequenos cursos no exterior.
      Essa semana terei algumas importantes reuniões para discutir esse assunto.

      Excluir