06/02/2015

O que aconteceu com o Tesouro Direto em janeiro de 2015?

    Já repararam que o valor dos títulos do Tesouro direto caem e as taxas aumentam quando a SELIC sobe? Veja o efeito disso no gráfico abaixo e também no site http://www.opequenoinvestidor.com.br/2013/02/por-que-alguns-titulos-do-tesouro-direto-tem-apresentado-prejuizo/, de onde o gráfico foi retirado:

Tesouro Direto

    Esses são SELIC em azul e NTNB 2035 normalizados.  Outro fator que vejo interferindo no valor do TD é o resultado do IBOV. Não é raro os títulos do TD renderem quando o IBOV fica positivo no dia anterior e cairem quando o IBOV cai no dia anterior. Mas veja isso:












    O pequeno gráfico sem eixos nem informação nenhuma é o movimento dos meus títulos do TD em jan/2105 dia a dia, incluem todos, menos LFT (que só vai pra cima). Não tem nada nem escala, mas dá pra ver a tendência, que é positivíssima. O fato é que neste mês, além da SELIC subir 0,5%, o IBOV fechou com -7.51%.

    A minha pergunta é por que o TD remou contra o esperado neste mês?



    Não que eu não tenha gostado, mas espero uma nova alta da SELIC neste ano, portanto quero acertar o timing  para investir em pré-fixados, NTN-F e LTN.

10 comentários:

  1. Vai melhorar, só romper o triângulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vai mesmo né, pq a parada tem contrato de juros fixos..

      Excluir
  2. Doc, sempre fiquei encucado com isso que o Fábio (Pequeno Investidor) falou. Muita gente fala isso, de que as taxas das NTN-B aumentam quando a SELIC sobe. Por isso eu fiz um gráfico comparando preço e taxa de todas as NTN-B P com a SELIC. A conclusão que eu tirei é que tudo acontece :P

    Tem momentos em que a SELIC tá em clara tendência de alta e as taxas das NTN-B tão caindo. Tem momentos em q a SELIC tá subindo e as NTN-B tão subindo tb. E tem momentos em que a SELIC tá subindo e as NTN-B tão andando de lado.

    O negócio é muito mais complexo do que só comparar com a SELIC. O que conta mesmo é a expectativa da curva de juros futuros. E isso aí, pra mim que sou um jovem anto, não dá pra compreender.

    Depois eu deixo o gráfico mais polido e divulgo ele pra galera ajudar a entender essa bagaça.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa cara! aguardo seu estudo.
      Obrigado pela contribuição.

      Excluir
    2. É isso mesmo. Não existe 100% de correlação em Selic e NTN-B.

      Há a variável da curva de juros.

      Excluir
  3. Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk até bugou.
      Suspenderam as operações.

      Excluir
    2. Quando o mercado tá muito volátil acontece isso mesmo. O bom é que agora as taxas estão mais atrativas. Bem que o Uórrem Bife falou que ia romper. ELe fez um post com análise técnica no blog dele, olha lá! ;)

      Excluir
  4. Dr.,
    Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
    Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
    Muito obrigado e um ótimo feriado!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

    ResponderExcluir