27/01/2015

Ordem de Stop no Buy & Hold

    Sou buy'n'holder, rock'n'roller! Portanto, compro as ações, ligo o som e deixo o pau quebrar. 
    O caso é que comprei CMIG4 ano passado. Eu tinha um pouquinho e gostei muito, ela valorizou e rendeu dividendos. Daí, mesmo com a eleição do PT no Governo de MG e o Governador dizendo que iria diminuir a distribuição dos dividendos, eu comprei mais um pouco. Agora nesse ano veio a notícia que os impostos na conta de luz aumentariam, não chove nada pra encher as hidrelétricas... Foram notícias/fatos que fizeram o valor da ação cair muito. Desde que comprei na última vez, o valor caiu em 22,5% e, contando os dividendos, a bronca despencou em "apenas" 14,36%. Chamo atenção aqui ao fato de o Ibovespa apresentar movimento de queda no mesmo período.
     Pois bem. Se eu tivesse colocado um STOP, poderia ter ficado num pequeno prejuízo e investido em outras empresas. Mas estamos falando da Cemig! Os dados da empresa são bons, a gestão é boa. Minas Gerais consome eletrecidade da Cemig, é uma empresa pra muitos anos. O quadrilátero ferrífero inteiro derrete minério com energia elétrica. Não acredito que ela não se recupere no máximo no médio prazo.
      Lanço então a pergunta para a blogosfera: No caso do B&H, vale a pena colocar ordem de stop? Se a empresa for boa, setor elétrico e tal, devo me posicionar stopado? Ou devo continuar feliz e me preparar para carregar o bolso de dinheiro no longo prazo? E aí? 

14 comentários:

  1. Chegando nos dez real acho que vou comprar mais um pouco, mas só um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. B&H tem stop sim, mas é um stop diferente, disparado qd a empresa deixa de apresentar bons resultados, preço não é stop no B&H.

      Excluir
    2. Valeu Uó, esclareceu. Então nada de stop pra cemig.

      Excluir
    3. DI,

      O Uó foi preciso. Não existe stop em B&H.

      Abraços.

      Excluir
  2. Se vc analisou os fundamentos da empresa e a mesma possui resultados satisfatórios não vejo a necessidade de fazer stop, se não seria trade de valor.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundamentos analisados. Eu quero o empresa. Obrigado.

      Excluir
  3. Parabéns pelo curso de contabilidade. Aprender essa ciência ajuda a entender as empresas e isso se reflete no desempenho das ações.


    Abraços,

    Ex Socialista

    ResponderExcluir
  4. Colocar stop em preço é Trade no BH vc stopa nos resultados.

    Quando vc faz trade vc compra porque o preço atingiu determinado patamar e stopa pq o preço atingiu o limite do seu risco.

    Quando vc faz BH vc compra pq os fundamentos atingiram determinados patamares e vc stopa pq eles perderam esses fundamentos.

    Agora a vantagem do BH vc consegue em algumas vezes prever muito antes os reflexos no preço. Veja que o lucro dela vem caindo desde 2013. O problema é que a grande maioria das pessoas se apegam muito as empresas e acabam creditando um voto de confiança em achar que a admin vai conseguir reverter. Mas daí já é roleta russa. É o risco que você assume. Mas olhando o balanço e sendo frio um investidor de BH teria saído no final de 2013 ou início de 2014. Teria levado algum ferro mas seria menos.

    Agora o importante é irmos aprendendo com as situações. Eu já passei muito por isso alias ainda passo rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é cara.. o jovem do lado de cá começou na bolsa ano passado, ainda aprendendo with a little help from my friends. Thanks!

      Excluir
    2. tamo junto cada dia aprendendo um pouco mais com humildade e perseverança.

      Excluir
  5. Vc deve ter stop em todos os investimentos, independente do que seja.

    Alie isso à gestão do patrimônio e não terá dores de cabeça igual andei tendo.

    []s!

    ResponderExcluir