20/01/2015

Compra de janeiro 2015

    A compra do mês foi em ações, mais que o R$1000,00 do aporte, consumiu um trocadinho que estava na conta. Desde o mês passado visava comprar WHRL3, devido aos proventos que recebi deles. O DY é muito alto mesmo, algo por volta dos 20,5%. A empresa vai bem e, em seu setor, tem gente que só compra eletrodomésticos deles. Porém, o pagamento dos proventos é normalmente feito no final do ano, e ano passado teve um pagamento em junho. Pelo que lembro, a data ex é bem próxima do dia do pagamento, portanto não tem perhaps se eu investir neles mês que vem ou num posterior, desde que o preço não avacalhe. A WHRL3 tem um recente preço bem previsível, dentro de uma faixa bem estabelecida entre 3,20 e 4,10, sendo o preço de hoje 3,18 e o meu PM de 3,78. A cotação hoje circulou meu PM e variou um bocado antes de cair, mostrando uma quantidade de negócios até interessante, visto a mais ou menos baixa volatilidade do papel. O valor de mercado está mais alto que o valor da firma, mas com um ROE de 30,6% e DY de 20,5% eu fico com os olhos brilhando. Quem não paga um pouco mais caro por produto de qualidade? A qualidade tem preço!

    Na última hora comprei outra  ação que também estava no radar, mas nem tanto. Pedi opinião sobre aonde investir no post do fechamento do mês e me foi recomendada outra empresa que já namorava tmb, mas não tinha na carteira como a WHRL3. Comprei CIEL3. A Cielo dispensa no meu blog apresentações fundamentalistas pq muitos outros blogs a fazem. Desde que comecei a ler sobre o assunto e frequentar os blogs, a maioria dos caras de sucesso tinham Cielo. Os resultados da empresa são maravilhosos. Vi o preço e comprei 30 ações CIEL3 a R$38,78 cada. O preço dela é uma ordem de grandeza maior que da Whirpool, meio alto pro meu aporte. Na WHRL3 eu compraria 3 lotes e ia sobrar um bom bocado pra próxima compra. Na compra da CIEL3, eu fiquei com R$16,00 na conta, que serão comidos pelos R$15,00 da corretora no final, pelo menos a ordem é mais barata, de fracionário.

    No curtíssimo prazo me dei mal, já estou 1,57% mais pobre com a Cielo, mas é B&H... vamos ver. O que provavelmente vai sair do B&H pra realizar um prejuízo mais baixo vai ser a CMIG4 talvez. Eu tinha aceitado o açoite que vai tomar do Governo de Minas, mas o golpe baixo do Governo Federal vai avacalhar com o negócio. Concordo que elétrica é pra comprar de pá, mas o cenário está mal. Dá pra ir embora e voltar después. Meu preju com a mineira é de 17,44% sem contar proventos. Como o papel é bem volátil e hoje foi um dia de queda de 6,38%, vou esperar o preju chegar a 10% ou zerar os proventos e vender. Se a atitude é boa, não sei. Sei que quero usar esse dinheiro pra investir em outras que podem dar melhores resultados nesses tempos.

    Para não deixar de lançar um a pergunta com o post, gostaria de saber como fazem para comprar papéis mais caros que os aportes. Compram no fracionário? Compram com menos frequência e maiores valores? Nem compram esses papéis?

abraço

7 comentários:

  1. Até hoje não sei o que é comprar lote inteiro. Uma vez por mês pego todo o dinheiro do aporte, divido nos 2 ativos que estão mais para trás e compro. Não faz sentido comprar apenas lotes completos. Não faz diferença nenhuma mesmo. Na realidade, não tenho 100 ações de nenhuma empresa que sou sócio.
    Imagina só: sou sócio de MDIA3, que custa aproximadamente R$100,00. Um lote custa R$10.000. Teria que esperar 4 meses juntando para poder comprar um lote completo, e ainda assim representaria uma grande parte da minha carteira. Não há necessidade disso.
    Todo mês eu aporto cerca de R$2.500,00, dividido em RF e RV. Na RV, tudo no fracionário (exceto FIIs).

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também compro no fracionário. Mas existe diferenças sim. O preço costuma a ser ligeiramente maior que no lote fechado. repare isso.

      Excluir
    2. Doutor,

      Eu sempre coloco na pedra do fracionário o mesmo valor do último negócio efetuado no lote padrão.
      Até hoje 100% deles fecharam a ordem. No pior dos casos, coloco 5 centavos acima por ação e fecha.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pela compra de Cielo, para quem faz buy and hold é quase obrigatória...
    Quanto a Brastemp (WHRL3) acho os dados dela bastante interessante, apesar da liquidez ser bastante ruim na ON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu!
      aaaaaa a Brastemp brilha nos meus olhos! A liquidez é baixa, mas todo dia tem alguns negócios. Hoje teve.

      Excluir