11/12/2014

Títulos do Tesouro Direto terão novo nome em 2015



    Os nomes dos títulos do TD murarão de nome em fevereiro. Isso é para facilitar o entendimento de novos investidores (e para avacalhar minha tabela, pq eles ficarão maiores). 


    Ficará assim:
        - LTN  010118       vira "Tesouro Prefixado 2018"
        - NTNF 010125     vira "Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025"
        - LFT 070217        vira "Tesouro SELIC 2017"
        - NTNB 150535    vira "Tesouro IPCA + com Juros Semestrais 2035"
        - NTNB P 150824 vira "Tesouro IPCA 2024"

    É claro que a data varia com o vencimento do título. 

    Se eu gostei, não. O proquê é simples. Desconsiderando a "beleza" de minha tabela , se o Tesouro Nacional fez isso pra facilitar a vida do investidor iniciante, significa que este não leu direito em que está investindo e portanto fez um negócio ruim, uma vez que não sabe direito no que investiu. Só não é um péssimo negócio porque o TD é sim um bom investimento. Se o leitor ler a saga da liquidação extrajudicial da corretora Corval aqui no blog, perceberá que eu só não levei ferro porquê sempre estive de cima e diariamente verifico como andam meus investimentos. Ou seja, não são siglas que vão atrapalhar meu entendimento.
    Se a BM&FBovespa seguir essa linha, minha carteira de ações e FII que é:

CMIG4
WHRL3
BBAS3
GRND3
BEMA3
RNGO11
BPFF11
FFCI11
SDIL11
JRDM11B

vai virar:

Companhia Energética de Minas Gerais S.A
Whirpool S.A.
Banco do Brasil S.A.
Grendene S.A.
Bematech S.A.
Fundo de Investimento Imobiliário Rio Negro
Fundo de Investimento Imobiliário Brasil Plural Fundo de Fundos
Fundo de Investimento Imobiliário Rio Bravo Renda Corporativa
Fundo de Investimento Imobiliário SDI Logística Rio
Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Jardim Sul

    Ou seja, não faz o menor sentido. Minhas planilhas são quase todas automatizadas, utilizando API ou serviços como googlefinance ou yahoofinance para preenchimento de células. Esses serviços usam as siglas. Não tem nenhum que consegue pegar atualmente os dados dos títulos do TD. Com os novos nomes extensos, não vai ter mesmo, nunca.



5 comentários:

  1. Caralho, bicho. Como q vc ficou sabendo disso?

    A única coisa que achei (e foi só depois que li aqui) foi isso: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/268746/Comunicado_Novidades_TD/09c64ff8-94b8-4f91-a860-f80a5c22567a

    Gostei da mudança. Pro investidor iniciante que investe sem estudar continua mesma coisa. Se antes ele comprava LFT pq o pessoal da corretora indicou, sem saber como funciona, agora ele vai comprar Tesouro SELIC sem saber como funciona. O cara que tem um mínimo de interesse em entender o que está fazendo ainda precisa estudar um pouco pra saber a diferença entre um pré-fixado, pré-fixado com juros, IPCA ou SELIC.

    ResponderExcluir
  2. Touché! Achou minha fonte. A algum tempo amigos meus me disseram que os jornais que lia eram muito tendenciosos, só que os mesmos amigos são leitores assíduos de Carta Capital, blogs vermelhos e tal. Daí resolvemos que quando distíssemos, usariámos o próprio fato como fonte, e não dissertações de jornalistas. E isso faz o maior sentido, uma vez que nesse rol de amigos, somos todos pesquisadores. Desde então, quando posso, leio eu mesmo os dados pra vir com conclusões.
    Se der uma varrida no site do Tesouro Nacional, vai coletar muita informação. Em outros sites do governo também.
    Muito obrigado pelo seu comentário a respeito da mudança.

    ResponderExcluir
  3. Vai facilitar, sempre confundo estas letras, rs.

    ResponderExcluir
  4. Tinha desenvolvido mnemônicos para esses títulos...

    LiFT (LFT)- (elevador, em inglês) - taxas pós-fixadas, podem subir ou descer com o tempo.
    Lá TiNha (LTN) - lá tinha, lá atrás, uma taxa pré-fixada.
    NTN-B, b de boa, pois corrige inflação
    NTN-F, f de fraca, pois não corrige inflação...

    ResponderExcluir