09/07/2014

Comparativo de rendimentos dos Títulos do Tesouro Direto

Eu diversifico na medida do possível e do interessante. Possuo então diferentes títulos do TD, na verdade, um pouquinho de todos. Acompanho o rendimento deles dia a dia. Abaixo apresento alguns resultados do comparativo para observarmos como que o TD vai girando. Repare que o período é curto, mas dá pra ter uma idéia da agressividade entre os diferentes títulos. Os valores foram normalizados afim de que todos comecem no mesmo ponto, então, o que importa não são os valores, mas a diferença entre os resultados. Veja:


Legenda:
Azul:         LFT 030717
Vermelho: LTN 010117
Verde:       NTNF 010125
Amarelo:   NTNB principal 150535

A LFT tem ido bem com a alta da SELIC e nunca regride. Essas são as razões de eu fazer minha reserva de emergência e poupança de curto prazo na LFT
NTNF subiu bonito e apresentou uma queda brusca, mas acredito que isso se deve ao pagamento de cupom, que ocorreu logo após a queda. Observarei o próximo pagamento de cupom para comparar com o comportamento
NTNB é uma coisa linda. No meu histórico, essa aí em questão ainda está no 0x0 por conta das quedas do ano passado, mas olha que rendimento espetacular. Mal posso esperar o fatídico dia 15 de maio de 2035 pra tirar uma bolada lá. Salve, salve G. Mantega que não consegue segurar nem a inflação nem a SELIC.
A LTN. LTN é mais curta, menos agressiva. Eu fiz um outro gráfico comparando ela (a mesma LTN) com o próprio rendimento final em linha reta, uma vez que o título é pre-fixado. O resultado é o seguinte:

 
vermelho: rendimento pactuado
azul: rendimento atual


O ponto inicial é em 17/7/2013. Repare a queda enorme. Repare também que quem comprou em 2014 pode fazer um trade e realizar lucro real sobre o que ela promete, mas tem que considerar o IR. Por favor desconsidere a não linearidade do início la linha vermelha e um vale em 8/1/14 -> são zicas computacionais que não resolvi.

2 comentários:

  1. Olá, tenho alguns títulos no TD e gostaria de saber como vc faz pra calcular a rentabilidade de seus títulos? vc teria alguma planilha para disponibilizar? Ob

    ResponderExcluir
  2. você pode verificar aqui:http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/consultatitulos.asp a rentabilidade é a taxa de compra.

    ResponderExcluir